Ginecologia
Prevenção e tratamento de doenças no sistema reprodutor feminino, menstruação, métodos contraceptivos, menopausa e DST’s.
Rua João Ribeiro de Barros, 126 – Sorocaba/SP (15) 99693-1095 Seg-Qui: 08h às 18h | Sexta: 9h às 17h
Prevenção e tratamento de doenças no sistema reprodutor feminino, menstruação, métodos contraceptivos, menopausa e DST’s.
Ginecologia é a especialidade de medicina destinada ao estudo, cuidado e tratamento da saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas.
O médico ginecologista é o responsável por fazer o tratamento preventivo e o diagnóstico de condições que podem acometer o útero, as tubas uterinas e os ovários. A ginecologia também trata as partes externas do corpo feminino, como as mamas e a vulva.
A ginecologia entra muito cedo na vida da mulher e a acompanha por toda a vida, estando presente em diversas fases.
A consulta ginecológica de rotina deve incluir orientações quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, prevenção de câncer de colo do útero e o câncer de mama.
É indicado ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, especialmente após a primeira menstruação.
Os exames ginecológicos solicitados pelo ginecologista anualmente têm como objetivo garantir o bem-estar e a saúde da mulher e diagnosticar ou tratar algumas doenças.
Muitas doenças são assintomáticas, mas com a realização de exames preventivos podem ser detectadas precocemente.
Além dos exames feitos pelo médico ginecologista é fundamental que as mulheres façam o autoexame das mamas, de preferência após o período menstrual.
Os principais exames solicitados para check-up feminino são:
Mamografia – A mamografia tem por finalidade detectar precocemente o câncer de mama. Na grande maioria das vezes é indicado a partir dos 40 anos. Antes dessa idade é recomendado o ultrassom de mama.
Ultrassom transvaginal – O ultrassom transvaginal é capaz de captar toda a estrutura de útero, ovários, trompas e bexiga. É indicado para identificar cistos, inflamações e outras alterações, que podem provocar infertilidade, cólicas fortes e desregulação menstrual.
Papanicolau – O papanicolau está entre os exames ginecológicos de rotina indicados para prevenção. Ele é responsável por monitorar o aparecimento de lesões pré-cancerosas que são provocadas pelo vírus do HPV e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).